Quem são os heróis e heroínas Negros do Brasil?
(Zumbi e Dandara dos Palmares - http://40.media.tumblr.com/865eda50599e46458a4b59f4cf8f5596/tumblr_inline_nvrn18Gvqa1qcgxol_1280.jpg)
Em continuidade a nossa narrativa sobre Afrodescententes no Brasil, explanaremos a seguir personagens importantes da nossa cultura afro, bem como as principais informações que temos sobre eles na luta social e política desde meados século pós abolição.
Como sabemos, os primeiros negros que chegaram ao Brasil desembarcaram no porto de Salvador. O maior grupo de africanos que chegou no recôncavo baiano foi o sudanês vindos de etnias como os iorubas ou os nagôs. Só na Bahia os afrodescendentes representam hoje mais de 80% de toda a população.
Resolvemos não listar os negros e negras da história, entendendo que estaríamos sendo injusto com aqueles dos quais não conheecemos em nossa geração. Mas, faremos uma explanação de alguns documentários que nos apresentam histórias bastante interessantes, que vale conhecer!
DICAS DE DOCUMENTÁRIOS
- O documentário "Você faz a diferença" expõe uma discussão sobre o racismo e o preconceito da sociedade brasileira, porém num ponto de vista de alunos e professores que acreditam na importância de falar abertamente sobre as diferenças. Vamos conhecer?
É só clicar: VOCÊ faz a diferença!
- O documentário "O Brasil que não se vê na TV" trás uma discussão bastante plausível ao questionar porque essa pouca presença de negros no campo audiovisual brasileiro? Quem são os culpados? Os autores, diretores e produtores? O povo brasileiro que não gosta de ver os seus negros nas telas? E o negro? Ele tem culpa por essa condição atual?
Encontramos para este mesmo documentário, uma entrevista com questionamentos plausíveis sobre o formato do docuementário, onde vale a pena conferir: http://www.revistaforum.com.br/semanal/o-negro-na-televisao-um-documentario-sobre-o-brasil-que-nao-se-ve//
- O documentário "O Ser Kalunga" é uma narrativa linda de uma comunidade do município de Monte Alegre de Goiás, que apresenta remanescentes dos Quilombos do Brasil que viveram isolados por muito tempo, desde a escravidão, conservando os costumes e tradições afro-brasileiras.
- Outro documentário a ser lançado e que promete ser bem interessante é o "Raízes". Filme que investiga o passado e a ancestralidade afro-brasileira a partir da história de Kelton, jovem negro e periférico, que busca a raiz de sua árvore genealógica.“O "Raízes" nasce de um questionamento de alguns jovens negros sobre o porquê de a gente não conhecer a nossa história. Do porquê, ao conversar com amigos brancos, eles sabem exatamente de onde veio sua família e seu sobrenome, e a gente nunca sabe sobre os negros de nossa família. A gente tem uma sociedade que nega parte da história de nosso país, invisibiliza e esconde a história dos negros e dos povos originários”, diz Simone Nascimento, jornalista e uma das idealizadoras do projeto.
Que tal uma livraria digital disponível e grátis?
Este é o site do Museu Afro da UFBA disponibiliza materiais sobre os afrodescendentes da história do Brasil bem como outros materiais. Vale a pena conferir!
Este é o site do Senado o qual disponibiliza materiais sobre a educação escolar na história do Brasil bem como outros materiais super interessantes. Vale a pena conferir!
Belo artigo! Eu gostei muito do material disponibilizado! Sempre me interesso muito por filmes porque eles tem o poder de nos fazer refletir sobre a sociedade de forma tão didática, talvez vindo daí os melhores documentarios que há. Assisti estes dias a Diga o nome dela: a vida e morte de Sandra Bland e fiquei muito impressionada, é muito bem feito e a história nos impacta e prende desde o início. Recomendo
ResponderExcluir